quarta-feira, 25 de setembro de 2013

LIMONADA COM BLUEBERRY

Que tal aprimoramos a tão popular limonada e fazer ela ainda mais irresistível??? Compartilho com vocês a minha preferida: LIMONADA COM BLUEBERRY. É super refrescante, deliciosa e de bônus ainda tem os benefícios do limão, conhecido por fortalecer as defesas do corpo, graças a presença de uma grande quantidade de vitamina C, o que previne o aparecimento de doenças. Além disso ajuda na digestão, reduz os níveis de colesterol, é um excelente antibacteriano e antiviral, previne alguns tipos de câncer e protege o corpo da ação dos radicais livres. Bom, e esses são apenas alguns dos seus benefícios... Mas já vale colocar ele no cardápio, né?!
Para fazer essa bebida, primeiro você vai precisar fazer a calda:
1 xícara de blueberries, 1 xícara de água, 1 xícara de açúcar, suco de 1/2 limão.
Coloque o blueberries, o açúcar e a água em uma panela grande e deixe ferver. Reduza o fogo e cozinhe por 15 minutos. Coe em uma peneira fina e deixe esfriar.

Agora vem a parte mais simples e gostosa: misture o sumo do limão com água, como uma limonada comum e acrescente a calda de blueberry. Então você pode ajustar ao seu gosto. Mais forte, fraca, doce, etc. Fica lindo colocar um pouco da fruta por cima.

Obs: Em algumas cidades pode ser difícil encontrar a fruta fresca, porém em bons supermercados é fácil encontrar na seção de congelados.
Dica: você pode fazer com outras frutas como morango, framboesa, melancia, etc.... Sempre uma bebida diferente e sempre limonada!!!!

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

RISOTO DE PÊRA COM GORGONZOLA

Risoto de pêra com gorgonzola
 
Ingredientes:
3 pêras descascadas e cortadas em cubos
4 col. (sopa) de mel de abelha
2 col. (sopa) de manteiga sem sal
1 litro de caldo de legumes
alho poró
1 cebola grande picada
2 dentes de alhos picados
1 colher de sopa de azeite
80g de gorgonzola
1 xícara (chá) de vinho branco seco
1 e 1/2 xícara (chá) de arroz carnaroli (arroz italiano próprio para risoto)
queijo parmesão ralado
1 pitada de ervas finas
 
 
Como fazer:
1. Coloque as peras descascadas e cortadas em cubos em um pirex ou assadeira e regue com o mel de abelha. Leve ao forno pré-aquecido para assar por cerca de 20 min ou até dourar. Deixe esfriar e reserve.
2. Em uma panela coloque metade da manteiga e o azeite e refogue a cebola, o alho e o alho poró até que fiquem murchos, usando fogo baixo. Aumente o fogo e coloque o arroz carnaroli, mexendo bem por uns 2 minutos. Acrescente o vinho, mexa por mais um minuto e vá acrescentando o caldo de legumes, bem quente, com uma concha. Uma concha de cada vez, sem parar de mexer. O arroz vai secando e você coloca mais uma concha. Faça isso até que o arroz fique al dente (cerca de 15 minutos). Desligue o fogo.
3. Imediatamente acrescente as pêras já frias, o gorgonzola, o restante da manteiga e uma pitada de sal. Misture e tampe a panela. Deixe bem tampada por alguns minutos.
4. Finalize com um pouco de queijo parmesão ralado e a pitada de ervas finas.

terça-feira, 20 de agosto de 2013

DICA DE ECONOMIA DOMÉSTICA: INDO AO SUPERMERCADO


Eu (e acho que muitos de vocês) já experimentei as duas realidades: ir ao supermercado com programação e ir ao supermercado com pressa, na hora que deu tempo, sem nenhuma programação... a diferença no preço das compras foi enorme, sem contar no resultado das compras: na pressa, precisei voltar ao supermercado no dia seguinte para comprar o que ficou faltando! Ou seja, gastei ainda mais depois!! Coloquei aqui algumas dicas que considero preciosas na hora de ir ao supermercado e me fazem economizar um bocado de tempo e dinheiro! Espero que funcione pra vocês também!


1. LISTA. Nunca vá ao supermercado sem fazer uma lista, mesmo que seja para poucas compras. Antes de sair de casa dê uma olhada na dispensa e na geladeira e veja o que realmente e está faltando e a data de validade dos produtos que ainda tem e ANOTE. Leve a lista com você, isso fará com que suas compras sejam mais objetivas e eficientes, você irá diretamente nas sessões que precisa.

2. NÃO VÁ AO SUPERMERCADO COM FOME. Regrinha básica, com fome você tende a comprar um monte de guloseimas e esquecer toda a sua programação!

3. NÃO VÁ COM PRESSA. Assim, você poderá ter mais atenção nas promoções e nas alternativas mais baratas dos produtos que você costuma comprar.

4. NÃO SE DEIXE ENGANAR. Tudo no supermercado está meticulosamente organizado para fazer você comprar aquilo que não precisa. Foque-se na sua lista, no final você verá que valeu a pena resistir.

Boas compras!!!!

quinta-feira, 15 de agosto de 2013

CREME DE LEITE - de lata X de caixa

Você sabia que o creme de leite encontrado em caixa e o encontrado em lata são absolutamente diferentes????

Pois bem, quem costuma usar nas receitas já percebeu que a textura, cor e sabor são sutilmente diferentes de um e de outro, porém poucas pessoas sabem que essa diferença se deve aos ingredientes de cada um. Observem no rótulo! Eu comparei a lata e caixa da marca que eu costumo usar, porém pode comparar a de sua preferência!

Lata - ingredientes: Creme de leite e estabilizante fosfato dissódico. Não Contém Glúten.

Caixa - ingredientes: Creme de leite, leite em pó desnatado e estabilizantes goma xantana, goma jataí, goma guar, carragena, fosfato dissódico e citrato de sódio. Homogeneizado. Não contém glútem.



OU SEJA, o da lata é de fato CREME DE LEITE e o da caixa é uma mistura de creme de leite com outros ingredientes. O da lata tem mais gordura, por ser O creme do leite e o da caixa menos, por ser misturado, diluído.

Sabendo disso, façam sua escolha!!

terça-feira, 13 de agosto de 2013

CULTIVE SEUS TEMPEROS - CEBOLINHA

Cultivar cebolinha em casa é muito fácil e, vamos combinar, nada como ter temperos frescos para colher na hora de usar!! Para ter sua cebolinha sempre fresca, siga as seguintes dicas:


  • Compre um maço de cebolinhas verdes e corte as folhas para consumo, preservando o talo com a raiz;
  • Coloque um pouco de água em um vidro e então coloque o talo com a raiz nele;
  • Mantenha o vidro próximo a uma janela onde tenha luz e em mais ou menos dois dias as folhas começam a brotar e crescer novamente (deixe que cresçam até o ponto de cortar novamente para usar); SEMPRE USE UMA TESOURA PARA CORTAR AS FOLHAS, NÃO RASGUE!
  • Observe sempre e reponha água. Não deixe secar - mantenha um nível de água que mais ou menos cubra as raízes.

PREFIRA ALIMENTOS ORGÂNICOS!!

Benefícios e Vantagens:

- Os alimentos são mais saudáveis, pois são livres de agrotóxicos, hormônios e outros produtos químicos;
- São mais saborosos;
- Sua produção respeita o meio ambiente, evitando a contaminação de solo, água e vegetação;
- A produção usa sistemas de responsabilidade social, principalmente na valorização da mão-de-obra.

Desvantagem:

A única desvantagem é que são mais caros do que os convencionais, pois são produzidos em menor escala e os custos de produção também são maiores.


Muitos supermercados já estão vendendo esses produtos, em muitas cidades também existem feiras exclusivas de produtos orgânicos, só não esqueça de conferir o selo que atesta a procedência e a qualidade desses alimentos!!

SALADA DE CARPACCIO

Essa salada é praticamente uma refeição completa (pra mim é!!) mas pode também ser servida com um menu mais leve. Eu costumo colocar ela como acompanhamento para um macarrão ao pesto de manjericão. Fica uma delícia.

Monte a salada:
Faça uma "caminha" de carpaccio de carne (você encontra em padarias e supermercados), por cima coloque folhas de alface grosseiramente rasgadas (eu uso alface tipo mimosa), algumas folhinhas de rúcula, queijo branco (esse da foto foram bolinhas feitas com ricota fresca) e um pouco de molho de mostarda (azeite, mostarda e mel) e finalize com um pouquinho de queijo parmesão ralado!! - não leva 10 minutos para fazer essa salada!!

Resultado: 

Dica: monte essa salada pertinho da hora de servir e sirva gelada (se fizer muito antes, deixe na geladeira até o memento de colocar na mesa).

segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Dica para fazer "O MELHOR" PUDIM DE LEITE CONDENSADO

PUDIM DE LEITE CONDENSADO é a simples mistura de 1 lata de leite condensado, 1 lata de leite e 4 ovos, batidos no liquidificador e colocada em uma fôrma com açúcar caramelizado, e assado por cerca de 40 minutos em banho maria e coberto com papel alumínio. Ok. Até aí nenhuma novidade.

Que tal então experimentar fazer aquele pudim delicioso que mais parece um doce de leite e que você só encontra em alguns restaurantes e docerias??? O segredo?? 2x a quantidade de leite condensado! Ou seja, 2 latas de leite condensado, 1 lata de leite e 4 ovos. Simples assim!! E a diferença é enorme no sabor e textura! Experimente!!

CORTES DE CARNE BOVINA



Saber tirar melhor proveito dos diferentes cortes da carne bovina pode fazer toda a diferença no resultado do seu prato. Listei a seguir características dos principais cortes e a melhor forma de prepará-los, para você incrementar o cardápio da sua família com pratos deliciosos!!

Acém
Econômica, macia e com pouca gordura, pode ser usada moída ou no preparo cozidos, carne de panela, ensopados, picadinhos, refogados, ou preparadas com molho.


Alcatra
É um corte macio e se divide em: ponta de alcatra, ideal para bifes; e a alcatra propriamente dita, boa para assados, grelhados e picadinhos. Também fica excelente no churrasco, tanto no espeto como em bifes grossos na grelha. Mas evite cortes finos, pois a carne pode ressecar.

Contrafilé
Localiza-se na parte externa da coluna vertebral. Acamada de gordura na lateral deixa a carne saborosa e macia. É indicada para o preparo de bifes de chapa, estrogonofe, grelhados, medalhões e churrasco. Escolha uma peça com a manta de gordura uniforme para mantê-la tenra e suculenta.

Coxão duro
Corte grande, com fibras alongadas e consistência firme, envolvido por uma capa de gordura. Para ficar macia deve ser cozida lentamente, e por isso é indicado para ensopados, molhos e sopas.

Coxão mole
O músculo arredondado, com fibras curtas e consistência macia. Excelente para o preparo de assados, grelhados, escalopes, bifes finos, à milanesa e até moído.

Costela
O corte, com ossos maiores e mais largos, tem sabor, textura e aroma marcantes. Seu cozimento leva tempo, pois é preciso amaciar as fibras. Mas a espera vale a pena! Utilizada principalmente em churrasco, é deliciosa.

Filé-mignon
Extremamente macio, livre de nervos, gordura e ossos, é considerado um corte nobre. Pode ser usado no preparo de estrogonofe, rosbife, filé e medalhão. Como tem pouca gordura, é preciso acrescentar óleo, manteiga, azeite ou margarina ao preparo para que não resseque.

Fraldinha
Extremamente macia, fica ótima no churrasco. Mas pode ser servida também em bifes e assados.

Lagarto
Carne de coloração mais clara, formato arredondado e alongado. Magro, com fibras longas e pouca gordura, o lagarto precisa de mais tempo de cozimento para ficar macio. Vai bem como carne de panela, carne desfiada (carne louca), assados e rosbife.

Maminha
O corte tem sabor suave e textura macia. É muito apreciada em churrascos, além de assados, grelhados e como carne de panela.

Músculo
Carne saborosa, ideal para o preparo de caldos, molhos, sopas e carne de panela. Com osso, é conhecida como ossobuco.

Patinho
Localizado na parte traseira do boi, o corte tem formato arredondado e é ideal para assados, bife à milanesa e carne de panela. Moída, é ótima para o preparo de almôndegas e bolo de carne.

Picanha
O corte tem uma espessa camada de gordura, responsável pelo sabor, suculência e maciez. Faz sucesso no churrasco, mas também pode ser usada no preparo de assados e grelhados.

Rabo
A carne, muito saborosa, deve ser cozida lentamente no preparo de ensopados e carne de panela.

Almoço leve, saudável e simples!

Fazer um almoço rápido, leve e gostoso parece impossível no meio da correria da semana, mas não é!! Esse filé de peixe com batata leva menos de 1h para ficar pronto e é uma refeição perfeita!!

Siga os passos:
Tempere o filé de peixe com sal, limão, alho e pimenta do reino. Forre o pirex com fatias (bem finas) de batatas, coloque um pouco de azeite, o filé de peixe por cima das batatas e mais um pouco de azeite! Finalize com umas folhinhas de manjericão.

Ponha no forno para assar (não precisa de papel alumíno). Logo ficará assim!! Apetitoso, não?!




Sugestão: sirva com uma salada de folhas verdes, de preferência usando rúcula ou agrião, pois o sabor forte destas folhas fica em perfeita harmonia com o prato.

Bom apetite!!

PAPEL ALUMÍNIO - COMO USAR


Minha querida avó me ensinou a vários anos, quando me viu cometendo esse corriqueiro erro, que o lado BRILHANTE do papel alumínio deve ser usado PARA DENTRO, ou seja, em contato com o alimento. Bom, fui pesquisar esses dias e é uma coisa simples e lógica: ele é brilhante para refletir o calor de volta para o alimento e assim assa-lo mais rápido e uniformemente!! Simples, não?! Depois que a gente sabe fica até bobo isso, né?! Porém, quando você for congelar um alimento aí sim, você deverá usar o lado brilhante para fora, pois quando você abrir o congelador ele refletirá o calor de que entra para fora, conservando melhor o alimento congelado. O papel alumínio é, na minha opinião, um dos maiores aliados na cozinha!! Faça bom uso!!

Bem vindos ao Comer em Casa

Fiz esse blog com a intenção de partilhar dicas e receitas com pessoas que, como eu, encontraram um enorme prazer em cozinhar para pessoas queridas. Nada como parar um pouco a correria do dia-a-dia e fazer um prato delicioso pra quem amamos, seja pra família ou amigos, ou ainda para nós mesmos. Espero que gostem! Abraço.